quinta-feira, 7 de abril de 2011

Bebidas Alcoólicas

Sejam bem vindos novamente!

Sentem-se e sintam-se à vontade para ler, comentar, odiar, me xingar ou mesmo desabafar.
Se quiser ficar de pé tudo bem também, vou servi-los agora mesmo com mais uma dose da minha seleção especial de conhecimentos sobre bebidas, aproveitem, pois está em falta no mercado!

Como prometido da vez anterior vou falar do álcool desta vez.

Alguém sabe qual foi o primeiro contato do ser humano com o álcool?

- Na idade média, quando os alquimistas criaram o método da destilação?
- Não, melhor, na Grécia, a partir dos rituais religiosos com o vinhos!
- Melhor ainda, a postagem anterior se referiu ao povo sumério ( um povo mais antigo que os egípcios) e o seu consumo de cerveja!

Seriam todos bons chutes, mas estão todos incorretos e por milhares de anos de margem de erro!
O homem pré-histórico, isso mesmo, o homem das cavernas ou a mulher das cavernas para não ser machista, já teve o seu contato com o álcool.

Parece um exagero ou um blefe meu e para provar que é extremamente plausível, primeiramente devo explicar o que é o álcool.
O álcool que ingerimos, nada mais é do que a fermentação do açúcar, que no caso dos primatas, deveria ter sido uma fruta que caiu de uma árvore e tendo sua proteção (casca) violada, entra em contato com o ar e o processo natural, unido a fungos e bactérias, transforma o açúcar da fruta (conhecido pelos especialistas como frutose) em álcool!

Pois é, o contato do homem com o álcool vem de longa data, mas isso ainda não explica a continuidade de sua utilização.

Não mesmo, pois o álcool, por muitos milênios não tinha explicação alguma (cientificamente falando) ao ser humano.

Há registros da antiga civilização suméria que contam que a cerveja foi criada por um enorme acaso, onde um simples camponês deixou seu alimento, que era basicamente um mingau de cereais, ao ar livre por um tempo maior que o comum e quando foi se alimentar deste, percebeu que não apenas o sabor havia sido modificado, mas que uma estranha sensação era causada por aquela alimentação, provavelmente pensou que era um sinal dos Deuses.
Os egípcios, também tinham uma espécie de cerveja que na verdade era uma massa ( como um pão) de cereais que ficava estocada pelo governo, para os tempos dificeis de colheita, ou seja, a massa ficava maturando e em determinada hora, dela era feita uma papa para alimentar os famintos.

Estes são primeiros registros de utilização do álcool para consumo.

Conforme a evolução da cultura e tecnologia humana foi se desenvolvendo, a sua utilização tornou-se menos mistica e ritualistica e passa a ser algo banal e cotidiano.
O álcool é simbolo de confraternização, de relaxamento, até mesmo de fuga da realidade nos dias de hoje.
Seu consumo passou da casa dos nobres a um indice de 50% da causa das mortes dos russos com idades entre 15 - 50 anos.

Por que consumir álcool?

Além de ter inumeros maleficios a saúde das pessoas, sua tendência ao vício e a mudança na consciencia e no sistema motor, o álcool, por que continuar consumindo álcool?

Em minha prórpria opinião, defendo que nada realmente faz nos mal nas quantias certas a serem utilizadas, assim como todo exagero nos causará danos.
O álcool tem essa função confraternizadora principalmente entre os jovens, garante um momento de relaxamento e prazer a muitas pessoas.
Existem muitas váriedades de bebidas alcoólicas hoje em dia, com fácil acesso, assim como cada um tem sua preferencia com alimentos, temos nossas preferencias com bebidas.
Uma outra função que o álcool tem é conservar e esterilizar, sendo que bebidas destiladas, em suma maioria, estocadas em ambientes e condições adequadas, tem prazo de validade indeterminado, ouso dizer que ela jamais vai estragar.

Em um período muito dificil, os italianos passaram a ingerir apenas o vinho (incluindo as crianças), pois tinham medo de contrair colera pela água infectada e de difícil diferenciação da água potável. - Fontes não confirmadas, mas o conteúdo é plausivel.

Os russos perderam sua religião e sua monarquia para o socialismo, mas nem mesmo o governo conseguiu tirar a vodca do povo.
No auge da URSS, o governo recebeu pesquisas que informavam que o consumo de álcool estava muito alto entre a população, o governo decidiu vetar a venda das bebidas alcoólicas em toda Russia.
A reação do povo foi produzir sua própria bebida, porém, o processo de destilação não é algo tão simples e a população começou a morrer por causa da ingestão e intoxicação deste produto.
O governo teve de voltar atrás com sua lei e o povo pode novamente brindar sua conquista com a vodca.

Concluo que o consumo de álcool é algo cultural e social para nós, demonstrado pela história de nossas sociedades em que sempre observaremos a presença da bebida em todos os períodos.
Este é o espirito do povo, é isto que o povo quer e cada dia mais e mais.


Continuem acompanhando, mas... Cuidado com o vício!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário