terça-feira, 5 de abril de 2011

A inauguração!

Sejam muito bem vindos ao meu novo projeto!

Neste blog, eu espero poder ensinar um pouco mais sobre o mundo de bebidas a todos aqueles que tenham realmente interesse.
Vou estrear falando um pouco sobre o ato de beber.

Por que beber?
Quando falamos em beber, já pensamentos em bebidas alcoólicas (pelo menos a grande parte dos jovens), porém, sem a ingestão de líquidos (mais precisamente água) um ser humano morre em poucos dias!

 "Darrr..."
Parece algo muito lógico, mas associe esta lógica a um pensamento primitivo, então teremos que o líquido é uma substância essencial para a vida, ouso dizer que ela é uma necessidade superior a alimentação sólida, sem a qual ainda podemos viver cerca de dez dias, sem água morreríamos em dois dias mais ou menos.
O ato de comemorar sempre esteve muito ligado a bebida (obviamente não em todos os casos),não só pela sua importância para nossa existência, mas por motivos sociais, religiosos, culturais...
Há um antigo ato de diplomacia que demonstra hospitalidade, confiança e respeito que seguimos até hoje (mesmo que sem esse tipo de conhecimento ou intenção) quando dividimos a bebida com nossas visitas, amigos, familiares...

Alguns devem estar perguntando "Como assim?"
Calma, já explico tudo...
O já devastado povo sumério, dividia em um ato diplomático (recepção de estrangeiros) ou religioso (rito dogmático em louvor pagão) a sua cerveja. Eles tomavam a cerveja em um enorme jarro que dispunha de vários canudos, ou seja, todos tomavam da mesma cerveja, que indicava que ela não estava envenenada e ao mesmo tempo demonstrava compartilhamento!
Legal, né?

Lógico que a cerveja não era para todos, apenas para os ricos e nobres!

Alguém deve ter se lembrado do ritual católico dominicano "tomar o "sangue" de Cristo".
Os cristãos que me perdõem, mas os romanos eram uma civilização que absorviam e adaptavam muitos ritos e histórias (para quem não sabe, Cristo nasceu em um território dominado pelos romanos).
Os romanos adaptaram em seu ritual católico, o já antigo ritual pagão grego que homenageava os Deuses, chamado de simposyum.

O que é um simposyum?
Em suma, era uma espécie de reunião, onde os homens (apenas homens) bebiam vinho, recitavam poesia e bebiam mais vinho e deixavam que a vontade dos Deuses caissem sobre eles (sim, a embreaguez era uma influência divina para os gregos).

Qual foi a adaptação?
A permissão para que o cléro e seus seguidores pudessem continuar a beber e ainda assim alcançar a benção divina.

Estou sendo muito profano?

Ainda assim, a importância da bebida está muitíssimo relacionada a muitos outro fatores que envolvem não apenas prazer e saúde ou religião e cultura como citado acima, ela também envolve a economia de hoje em dia.
A Coca-Cola, o símbolo do capitalismo, dos Estados Unidos da América... Representa a globalização e é responsável por muitas mudanças na sociedade, incluindo o vício que ela traz as pessoas ( incluindo a mim).
Eu tenho muitas, muitas e muitas informações sobre a Coca, mas deixarei elas para outra postagem, dessa vez só citarei a façanha de estar presente em mais de 200 países e se vocês pensaram em Mcdonald's... A Coca-cola acompanha todas as lojas do Mcdonald's e mais, ela é responsável por outros tipos de bebidas, como o energético Burn, os sucos Del Valle... Sem contar com os patrocínios e campanhas publicitárias!
Vocês perceberão que sempre haverá em grande parte dos eventos, alguma empresa do ramo de bebidas como patrocinadora, como a Red Bull, a AMBEV, a Coca-Cola...
Essas são empresas que empregam milhares, que faturam milhões e influenciam bilhões todos os dias!
Ultimamente o foco está nos energéticos, que vem fazendo fãs em todos os cantos, desde jovens Nerds que passam noites em suas campanhas cibernéticas até os playboyzinhos que querem ter disposição total na balada.
Eles ainda patrocinam alguns esportistas ou eventos de esportes radicais, induzindo as pessoas a um consumo a partir de uma imagem sadia e radical!

Acho que me extendi demais em minha postagem.
Eu desejo que expressem suas opiniões, deixem curiosidades ou façam perguntas.
Só assim posso melhorar e fazer um trabalho decente!

P.S.:  Falei, falei, falei...Mas deixei o:  "Por que bebemos álcool de lado?" Não... Esse assunto fica para uma próxima vez!!!

Até breve e espero que não tenha uma ressaca dessa leitura!!!

2 comentários: