quinta-feira, 19 de maio de 2011

Bartender

O que é um bartender?
A maioria das pessoas tem uma idéia um pouco destorcida sobre o real significado desta palavra.
Bartender, nada mais é do que um termo utilizado para generalizar o profissional de bar, ou seja, é o nome genérico que se dá aos barmen (barmans aportuguesadamente) ou barmaids.

Uma profissão que integra desde grandes figuras a profissionais completamente desqualificados.
Já daí nasce um grande problema, pois o cliente sempre tem razão, gosto não se discute e a apreciação verdadeira.
Muitas pessoas, pensam:
"Apreciação que nada, eu quero é encher a cara!"
Particularmente não levo esse tipo de pensamento como uma ofensa, mas sim com pesar pela ignorancia exaltada, com certo ar de superioridade, de um individuo a beira da completa alienação.

A função de um bartender pode ser muito expansiva, dependendo do seu local de trabalho, não apenas compondo ou produzindo diversos tipos de bebidas, bem como servindo, entre outras tarefas um pouco mais especializadas, que fazem muita diferença entre estes profissionais, tais como conhecer diversos tipos de bebidas, identificar a necessidade ou a intenção do cliente (apartir de caracteristicas do sabor, encontrar uma ou mais opções de bebidas) e explicar ao menos um pouco do que é aquilo que está servindo.
Dependendo do grau de conhecimento, experiência e talento do bartender, é possível também que ele crie ou adapte coquetéis.
Além de todas estas tarefas, ainda há outros detalhes que não podem ser deixados para trás, como a aparência (estando sempre uniformizado nos devidos padrões), higiene (estar sempre limpo e com minimo de cheiro, não sendo recomendado o uso de perfumes) e postura (atender bem o cliente e saber deixa-lo a vontade).

O bom profissional tem de saber agradar seu público, procurando assim se especializar, fazendo cursos, lendo, participando de conferencias...
Também tem de aguentar clientes que choram, que gritam, que dançam, que te abraçam, vomitam...
Não é uma vida fácil, nem simples.
Ser bartender é também ser artista, criar, inovar, decorar suas bebidas, fazer malabarismo e até mágica.
Esse é o mundo da hospitalidade e isto é o que fazemos para deixar as pessoas felizes e confortaveis!

Esta é uma frase bem simples e muito usual, mas se enquadra muito bem a esta postagem:
"Servir bem, para servir sempre!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário